Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO BUCO-MAXILO-FACIAL

Segundo o Colégio Brasileiro de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (CBCTBMF): a Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é uma Especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças,traumatismos, lesoes e anomalias, congenitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.Dentre este tipo de cirurgia podemos destacar a cirurgia ortognática,as cirurgias faciais decorrentes de traumas de face e cirurgias para remoção de tumores na face,cabeça e pescoço.


A cirurgia ortognática consiste no avanço ou recuo de ossos da face (maxila e/ou mandíbula). Como em outros procedimentos cirúrgicos, o paciente fica com o rosto inchado, com diminuição ou ausência da sensibilidade nos lábios, no queixo e nas bochechas. O bloqueio para imobilização feito após a cirurgia também afeta a movimentação. É comum que, após a liberação deste bloqueio, o paciente sinta dor ao movimentar a boca, dificuldade para realizar os movimentos em amplitude normal, e tenha, também, fraqueza e incoordenação muscular ao mastigar numa nova posição. A Fisioterapia Orofacial pode abordar o paciente logo após a cirurgia. Assim que o paciente é liberado pelo cirurgião para a movimentação, dá-se início a uma nova fase no tratamento fisioterápico.

Cirurgias faciais por trauma também são comuns. Os traumas envolvendo a região oral comprometem a qualidade da mastigação, devendo esta atividade ser reestabelecida assim que possível.

Tumores também exigem a cirurgia de face, cabeça e pescoço, trazendo sequelas diversas para o paciente. Com ou sem a colocação de próteses, o paciente pode apresentar sequelas na musculatura, na articulação, entre outras estruturas, conforme o local, o tipo e a extensão do tumor retirado, devendo cada um destes problemas ser tratado pela Fisioterapia Orofacial.


                                        Atuação da Fisioterapia




A fisioterapia atua na fase aguda do pós-operatório, basicamente no controle do edema facial, previnindo aderências teciduais faciais, bucais e fibroses,assim como, auxilia na redução de possíveis dores da musculatura mastigatória e da coluna cervical.


Na fase crônica, após a liberação do bloqueio, a intervenção fisioterápica irá preconizar: o ganho de amplitude nos movimentos da boca para torná-los o mais funcional possível, a redução da parestesia (diminuição da sensibilidade, o fortalecimento da musculatura mastigatória e cervical, a liberação da musculatura de mímica facial e a reeducação postural.




                                        Recursos e Técnicas utilizados pela Fisioterapia:


- Liberações miofasciais


- Drenagem linfática manual


- Alongamento da musculatura da coluna cervical


- Técnicas musculares e articulares específicas para ATM

- Fortalecimento muscular (exercícios isométricos,isotônicos concêntricos e excêntricos)


- Técnicas craniocervicais


- Laserterapia


- Treinamento com hiperbolóides

Nenhum comentário: