Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vamos previnir as dores no trânsito?


                                  

                                          Vamos previnir as dores no trânsito?


                                                           Mexa-se. Mesmo com o carro parado




1- Almofada no banco


Manter a inclinação normal da coluna lombar é importante para que o peso seja mais bem distribuído na região. Para isso, deixe os glúteos colados no encosto — esse, aliás, deve manter um ângulo de 90 graus com o chão. “Além disso, é bom deixar uma almofada entre o banco e a parte inferior das costas”, aconselha Montenegro. Esse acolchoado deve ser fino, com não mais do que 5 centímetros de espessura.


2- Posição dos membros superiores


Mantenha os braços semiflexionados. Afinal, deixá-los esticados por muito tempo aumenta a sobrecarga sobre o pescoço e os ombros, gerando desconforto. Portanto, nada de colocar o assento muito longe do volante.


3- Calcanhar no chão


Ajuste o assento para que seus pés, mesmo perto dos pedais, fi quem inteiramente apoiados no chão. Isso ajuda a corrigir a postura. Aí, as dores nas costas, nos ombros e nas pernas diminuem bastante.


4- Braços alongados


Aproveite a imobilidade para relaxar a musculatura, inclusive a dos ombros. É só entrelaçar os dedos e, em seguida, estender os braços, mantendo os cotovelos para fora. Também tente esticar um dos membros junto ao peito, enquanto o outro o sustenta. Mantenha essa posição por pelo menos 15 segundos. Repita com o outro braço.


5- Pescoço esticado


Está aí uma maneira de liquidar a tensão do local. É só virar a cabeça lentamente para um lado e depois para o outro, repetindo o movimento três vezes. Experimente também colocar sua mão sobre a orelha oposta e empurrar a cabeça por ao menos dez segundos.


6- Bolinhas de mão


Ao apertá-las, você ativa a circulação dos braços, além de fortalecê-los. Faça isso dez vezes com cada mão durante as paradas. Esse tipo de isometria, em que você faz força sem carregar peso, ajuda até a relaxar os ombros.


7- Dos pés para o corpo


Para melhorar a circulação — e, de quebra, desenvolver a musculatura da panturrilha —, flexione a planta dos pés, como se estivesse jogando os dedos para baixo. Depois, faça o inverso, apontando o dedão para o céu. Repita isso pelo menos dez vezes a cada 30 minutos.


8- Parada na estrada


Se estiver viajando, bom mesmo é estacionar o carro em algum posto e ficar pelo menos cinco minutos de pé. Só isso já alivia a sobrecarga na coluna. Esticar-se e, em seguida, flexionar as pernas é outro bom exercício para descontrair a musculatura.


9- Capas de banco


As capas de banco feitas com bolinhas de madeira até ajudam a diminuir a tensão sobre a coluna, desde que não façam seu corpo deslizar para lá e para cá. Aí, ao contrário, pioram tudo


Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0306/medicina/mexa-se-com-o-corpo-parado/pag-01.shtml

Nenhum comentário: