Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial

domingo, 5 de setembro de 2010

REEDUCAÇÃO POSTURAL PARA DENTISTAS

     DESORDENS MUSCULOESQUELÉTICAS EM DENTISTAS


Durante as últimas décadas têm-se dado especial atenção à relação existente entre trabalho e patologias ocupacionais e o quanto isso pode influenciar negativamente a saúde do trabalhador. A odontologia é umas das profissões que mais evidencia esta relação, uma vez que expõe o profissional a uma postura estática alterada durante uma jornada excessiva de trabalho. Este posicionamento geralmente envolve flexão de quadril e da coluna, elevação dos membros superiores, assim como rotação da coluna e cabeça para o mesmo lado, favorecendo o surgimento de assimetrias importantes por gerar um encurtamento e aumento da tensão muscular de forma assimétrica. Ainda podemos perceber que os grupos musculares mais envolvidos, como por exemplo trapézios, extensores de punho e dedos, flexores de ombro e cotovelo não estão preparados para suportarem tal tensão, visto que a musculatura superficial, responsável por realizar movimentos rápidos e de força, são submetidos à uma carga estática, isométrica e fadigam com facilidade, transmitindo este estresse para os tendões, gerando dores, tendinites, etc.

Por outro lado, a musculatura mais profunda do nosso corpo, responsável por manter a nossa postura estática e em equilíbrio quando não é exercitada de forma correta, entra em situação de insuficiência e não permite o controle ideal da postura, assim como um bom alinhamento das estruturas corporais, Este fator favorece o surgimento de dores e possíveis patologias osteomusculares, prejudicando sobretudo o rendimento profissional.

As principais regiões acometidas com esta sobrecarga são: coluna vertebral (principalmente região cervical), ombros e musculatura extensora de punho.


PRINCIPAIS FATORES AGRAVANTES:


  • Falta de exercícios físicos;
  • Movimentos repetitivos e mantidos;
  • Poucos intervalos na jornada de trabalho;
  • Má adequação do ambiente e dos instrumentos de trabalho;
  • Sobrecarga muscular para manter posturas repetitivas.
Desta forma, a fisioterapia têm sido procurada por estes profissionais, por oferecer técnicas que possibilitem o alívio das dores e tensões musculares e que abordem o realinhamento e estabilização da postura corporal, evitando o surgimento de crises álgicas que prejudiquem a atividade laboral.


Ao aliviar o paciente dos sintomas álgicos será preciso eliminar o agente causador da dor, para não haver recidiva da queixa. A proposta de tratamento deve ser globalizada, analisando o indivíduo como um todo, e trabalhando especificamente a reeducação postural, alongamento das cadeias musculares encurtados, fortalecimento das cadeias enfraquecidas, traçando metas que visem o reequilíbrio biomecânico deste paciente.

Um comentário:

Geraldo Barbosa disse...

Olá Weruska,
Parabéns pela iniciativa do Blog.
Obrigado por seguir o 14-F.
Um abraço.
Geraldo Barbosa