Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MINHA PRIMEIRA CONSULTA COM O FISIOTERAPEUTA

                              
                              Minha primeira consulta com o  fisioterapeuta.
Este é meu primeiro artigo no site e quero  parabenizar aos idealizadores pelo brilhante trabalho feito em nossa comunidade e região através desta valiosa ferramenta,portalbrumado.com.br , sou Fisioterapeuta por formação, estarei empenhado a transmiti-los um conteúdo dinâmico e interessante.Ao longo do caminho estaremos falando em  fisioterapia,mas sobre tudo no contexto da saúde,corpo humano e comportamento.
O que esperar de uma primeira consulta com o Fisioterapeuta? A idéia de procurar os serviços de um fisioterapeuta pode parecer confusa, pois muitas pessoas acham que a fisioterapia trata apenas fraturas, pós-operatório e lesões ortopédicas. Na verdade o tipo de fisioterapia que você irá receber depende da sua queixa principal, do diagnóstico encontrado no momento da avaliação . As modalidades da fisioterapia são várias: fisioterapia traumato-ortopédica ou reumatológica, neurológica, cardiorrespiratória, uroginecológica e obstétrica, preventiva, além das especialidades e técnicas próprias, como a Osteopatia,Terapia Manual e Postural, Acupuntura, Quiropraxia, RPG, etc. Você não precisa de encaminhamento médico para iniciar um tratamento com um fisioterapeuta, a não ser que o seu plano de saúde exija. As consultas são normalmente agendadas com antecedência, onde serão discutidas as possíveis condutas, freqüência, duração, horários e preços dos atendimentos. O tratamento fisioterápico é bastante criterioso e necessita de uma avaliação para traçar objetivos e estratégias de acordo com a sua história clínica e exame físico, além de reavaliações freqüentes, visando atualização e progressão do programa inicial para atingir o potencial de recuperação esperado. Na primeira visita, esteja preparado para responder inúmeras perguntas sobre a história e sintomatologia da sua doença ou lesão, e comunique detalhadamente qualquer aspecto que possa ter sido esquecido, isso irá garantir o melhor tratamento e maior probabilidade de melhora dos sintomas. Pode ser necessário também apresentar exames (raio-x, ressonância magnética, eletrocardiograma, etc.). Como a fisioterapia envolve exercícios, testes e manipulações articulares, é recomendável que você esteja usando roupas leves e confortáveis e que não dificultem a visualização de qualquer parte do corpo, caso seja necessário.
O objetivo principal do tratamento é restabelecer a funcionalidade e prevenir a recorrência da doença ou lesão. O plano de tratamento pode incluir recursos eletrotermoterápicos (ultra-som, laser, TENS, gelo, calor), exercícios (cinesioterapia), terapia manual (manipulações, massoterapia), orientações e mudanças nos hábitos de vida. Se você não se sentir confortável com algum procedimento, pergunte ao seu fisioterapeuta por outras opções. Siga corretamente o plano de tratamento e as recomendações. Dependendo da sua doença ou lesão, o acompanhamento pode ter duração de semanas ou meses, a freqüência é de acordo com o quadro da patologia e da necessidade encontrada pelo Fisioterapeuta, pode iniciar com sessões diárias e depois progredir para de 3 a 2 vezes por semana. Existe grande chance de você terminar uma sessão de fisioterapia com leves dores musculares. Isso é normal devido aos exercícios de fortalecimento de músculos enfraquecidos. Procure saber com seu fisioterapeuta sobre as formas de aliviar essas dores. A melhor coisa a se fazer frente a uma doença ou lesão, é procurar tratamento precoce, dessa forma, os resultados serão mais rápidos e eficazes, e isso é bom para você e para seu fisioterapeuta. Procure um fisioterapeuta, você vai se surpreender com os benefícios da fisioterapia!
                                                   Por Drº Alípio Jr- Fisioterapeuta

Nenhum comentário: