Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VIVA MELHOR,PRATICANDO ATIVIDADE FÍSICA!!!

Viva melhor, praticando atividade física!
03.04.2011
Viva melhor, praticando atividade física!


Muitos de vocês podem estar pensando, "meu dia é tão corrido que não tenho tempo pra me exercitar."

Hoje gostaria de falar sobre como e por que devemos dar tanta atenção à qualidade da nossa saúde, sim, pois não basta aparentar saudável, é preciso estar saudável já que existem inúmeras doenças latentes, isto é, não se manifestam em sintomas aparentes por determinado tempo e nos passa a falsa impressão de saúde, deixando-nos vulneráveis a riscos eminentes por desconhecer suas causas. Passamos a comer exageradamente, aliás, como homem come hein?! (Muitas vezes precisa saciar aos olhos, não se satisfaz em se alimentar e sim sentir-se totalmente preenchido pelo alimento), mas o sedentarismo do mundo moderno é o que mais nos assusta, cada dia mais o comodismo pela evolução da tecnologia, controles remotos, fácil acesso aos veículos de transportes (automóveis, motocicletas e outros motorizados) isso nos faz cada vez mais sedentários e existe também a questão da violência dos grandes centros que já estão chegando a nossa pacata região, deixando as crianças mais restritas em suas brincadeiras e "ligadas a games e computadores".


Para entendermos a necessidade da atividade física, convido-os a uma pequena viagem a pré historia isso mesmo, nossos ancestrais sempre foram obrigados a se defenderem dos predadores sendo assim precisavam correr, subir em árvores, rastejar, nadar e pelo fato de serem nômades carregavam elevados pesos em caminhadas de quilômetros por dia, excelentes caçadores necessitavam de agilidade e força para vencer suas prezas.


Veja, o homem evoluiu e com a evolução veio às patologias do mundo moderno, pois a atividade física é capaz de combatê-las e previni-las com tamanha eficácia.
O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).
Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem o que sempre digo: é muito mais prazeroso realizar um exercício ao lado de quem agente gosta parceria (o), pai, mãe, filho (a), amigo (a) enfim, levar uma vida mais ativa e feliz.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. O mais importante antes de iniciar qualquer atividade física procure auxilio de um profissional de Educação Física, caso tenha na família um histórico de doença cardíaca, se você for fumante ou ex fumante, sente vertigens durante o dia (leves tonturas) não inicie a prática antes de se consultar a um medico cardiologista, Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

Benefícios da atividade física:


Na aparência

Melhora seu visual
Melhora sua postura
Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus
Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura

No trabalho:
Aumenta a produtividade
Menor propensão às doenças
Melhor índice de freqüência no trabalho
Combate o estresse e a indisposição
Melhora sua capacidade para esforços físicos

No dia a dia:
Maior disposição para as tarefas cotidianas
O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
Aumenta sua resistência (seu fôlego)
Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
Melhora sua auto-estima
Você se alimenta e dorme melhor
Vive melhor e com mais qualidade

Na saúde:
Aumenta a qualidade e a expectativa de vida
Melhora seu sistema imunológico
Previne e reduz os efeitos de doenças como:
Cardiopatias
Estresse
Obesidade
Osteoporose
Hipertensão arterial
Deficiências respiratórias
Problemas circulatórios
Diabetes
As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)


"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO)
   Texto tirado do site de Alipio Fisio

Nenhum comentário: