Fisioterapia Buco-Maxilo-Facial

terça-feira, 24 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA OSTEOPATIA

Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural.



É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).


A osteopatia deve ser desmistificada, pois está baseada na anatomia, na fisiologia e semiologia, não deve ser considerada esotérica e sim cartesiana, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia em exame clínico. O exame osteopático deve levar a um ato terapêutico.


A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.


Dentro da filosofia osteopática a importância dada aos processos naturais do corpo é enorme e, por esse motivo, grande parte dos conceitos osteopáticos e mesmo seus procedimentos de tratamento são pautados nos mecanismos reguladores do sistema nervoso central e autônomo, ou seja, na intervenção terapêutica do fisioterapeuta e osteopata.


                                                              Conceito


   Osteopatia é uma abordagem diagnóstica e terapêutica manual das disfunções de mobilidade articular e tissular que participam do nascimento dos sintomas dolorosos.
   É então,um método de pesquisa da causa lesional,e o tratamento permite o reequilíbrio das funções do organismo e de estimular o funcionamento normal do corpo. A osteopatia trata os componentes mecânicos da dor.
   A lesão osteopática é caracterizada por uma hipomobilidade (restrição do movimento tecidual em algum dos três eixos do espaço), A lesão osteopática em nível articular está comumente associada aos receptores capsuloligamentares e aos fusoneuromusculares. Os quais, constantemente enviam estímulos nociceptivos ao S.N.C. principalmente em casos de traumatismo, sobrecarga, ou acomodação postural.
   O corpo, ao receber esses estímulos patológicos, organiza-se de forma a preservar momentaneamente as estruturas envolvidas e dessa forma produz hipomobilidades e hipermobilidades reflexas com toda a sua sintomatologia.


                           Princípios da Osteopatia

1. Unidade do Corpo
   O corpo é uma unidade biológica e fascial que possui um sistema complexo de comunicação e de controla,que assegura a regulação da sua homeostasia. Em caso de sintomas dolorosos,o osteopata tem por objetivo achar a estrutura em disfunção (Parietal – Visceral – Cranial) e de reequilibra-las para levar o corpo em equilíbrio.

2. A Estrutura Governa a Função
   STILL disse: “Quando a estrutura estiver em equilíbrio,a doença não poderá se desenvolver”.


   A função significa a atividade fisiológica dos diferentes sistemas: articulares,visceral,respiratório…


3. A regra da Artéria
   Onde a circulação sanguínea se realiza normalmente,a doença não pode se desenvolver,porque o sangue circula e transporta todos os elementos necessários para assegurar a imunidade natural e para lutar contra a doença.
   No caso de uma disfunção somática vertebral, os gânglios laterovertebrais são estimulados pelos proprioceptores, podendo desencadear uma repercussão vascular em todo o metâmero concernente.
   A estimulação simpática pode ser ocasionada por uma lesão visceral,uma disfunção somática ou neurovegetativa, a partir de então produz um angio-espasmo, que leva a uma baixa da pressão venosa com aumento da dilatação capilar, criando um edema local , que altera a condutibilidade elétrica nervosa por mudança do ph.


               Conseqüências da Lesão Neuro-Vascular e Simpaticotonia


• Na musculatura:


         –Dor isquêmica


         –Fadiga muscular


         –Miosite

         –Fibrose

         –Tendinite


• Nas vísceras


        –Congestão


        –Alteração da fisiologia


        –Transtornos metabólicos


• No tecido nervoso


  Edema na saída da raiz nervosa que produzirá alteração da condução elétrica com repercussão:


●Dores nas costas, musculares do tipo isquêmica e cefaléias


●Alterações simpáticas, cansaço, dor muscular, edema

Nenhum comentário: